Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Governo do Estado estuda retomada do trem que vai ligar Santos e São Paulo

Publicado por Railfanning Jurídico
há 5 anos

O Governo de São Paulo faz testes para retomar o trem de passageiros entre a capital e a cidade de Santos. Caso o Estado comprove a viabilidade do serviço, será decidido se ele será regular, com partidas diárias, ou apenas aos fins de semana como expresso turístico.

Dois ensaios foram realizados nas últimas semanas.

No primeiro deles, no dia 18 de junho, um trem fez o trajeto entre a estação da Luz, em São Paulo, até o terminal de passageiros de navios de cruzeiros, em Santos.

O segundo teste foi realizado no 26, onde uma comitiva que incluiu o vice-governador Rodrigo Garcia fez o trajeto a partir do distrito de Paranapiacaba.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, diz que ainda não é possível estabelecer um cronograma, mas aponta o que está sendo apurado se há viabilidade.

O expresso turístico conta atualmente com três linhas que funcionam aos fins de semana ligando a estação da Luz a Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba. Por outro lado, a gestão Doria tenta viabilizar o serviço de trens intercidades, que deverá ter partidas em dias úteis.

O processo mais avançado é o que ligaria a capital paulista a Campinas, que pode ser licitado já no ano que vem. No entanto, o vice-governador Rodrigo Garcia alega que o andamento depende das renovações dos contratos das concessionárias das ferrovias com a União.

O trem de passageiros funcionou em Santos até a metade da década de 1990. A cidade litorânea era o ponto final da antiga linha Santos-Jundiaí.

Boa parte desse traçado hoje comporta as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM.

*Com informações do repórter Tiago Muniz

Fonte da informação: Jovem Pan

Fonte da imagem: Ferroviando

  • Publicações9
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações99
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-do-estado-estuda-retomada-do-trem-que-vai-ligar-santos-e-sao-paulo/729674810

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)