Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Justiça do RJ proíbe apresentações de artistas em estações e vagões de trem, metrô e nas barcas

Justiça considerou inconstitucional a lei que regulamentava essas manifestações culturais pois, segundo decisão, prejudica o sossego dos passageiros.

Publicado por Railfanning Jurídico
há 5 anos

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro considerou inconstitucional a lei que regulamentava as manifestações culturais nas estações e vagões de trem, metrô e nas barcas. Agora esses artistas não podem mais se apresentar.

Esse tipo de apresentação estava autorizado por uma lei aprovada em 2018, e, na época, foi questionada na Justiça pelo então deputado estadual Flávio Bolsonaro, que agora é senador.

Segundo o desembargador relator do caso, as apresentações podem prejudicar o sossego dos passageiros. A decisão foi por maioria dos votos.

"A difusão de manifestações culturais não pode prejudicar o sossego, o conforto e segurança pública. Os passageiros devem poder decidir se querem ou não assistir às apresentações", argumentou Nunes.

O desembargador Nagib Slaibi Filho divergiu. De acordo com ele, as concessionárias que administram barcas, trens e metrô têm poder de polícia para decidir se aceitam ou não manifestações culturais nos veículos. Assim, a norma não viola a Constituição, apontou.

Porém, todos os demais integrantes do Órgão Especial seguiram o voto do relator e declararam inconstitucional o artigo 4º, parágrafo 3º, da Lei estadual 8.120/2018.

O texto da lei define que são consideradas exibições culturais: apresentação musical vocal, apresentação musical instrumental, apresentação de poesia, teatro, dança e outras manifestações artísticas.

Em nota, o senador Flávio Bolsonaro (PSL) afirmou que “manifestações culturais dentro de vagões não podem prejudicar o sossego, o conforto e a segurança”. De acordo com o senador, as manifestações artísticas contribuem para o desenvolvimento humano, mas em um “local adequado”.

“Essa ação não é contra os artistas ou a cultura. O bom senso e a razoabilidade devem sempre prevalecer”, diz a nota.

Fonte da notícia: G1

Fonte da imagem: Dicas da Carioca

  • Publicações9
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações383
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-do-rj-proibe-apresentacoes-de-artistas-em-estacoes-e-vagoes-de-trem-metro-e-nas-barcas/728453593

Informações relacionadas

Notícias Jurídicas, Bacharel em Direito
Notíciashá 5 anos

TJ/RJ: Performance artística em vagões de metrô e trens é inconstitucional

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 5 anos

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI XXXXX-71.2018.8.19.0000

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)